Um dos carros elétricos mais aguardados chegou oficialmente ao mercado.
O Xiaomi SU7 já é considerado como sendo um veículo inédito da marca famosa em smartphones. O carro é rival de alguns modelos já consagrados como o Tesla Model 3 e o Porsche Taycan. Os valores do SU7 foram revelados no passado dia 28 de Março, e surpreende pelo preço. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, garante que seu carro é o mais acessível dentro da categoria.
O SU7 será lançado em três versões, com opções diferentes de autonomia e desempenho. A versão base tem o valor inicial de 215.900 yuans, cerca de 28.029,91€. Um valor muito competitivo, equivalente a um SUV compacto a combustível fóssil.
Nesta configuração, o Xiaomi SU7 tem uma bateria de 73 kWh com 700 km de autonomia no ciclo chinês, cerca de 640 km de autonomia. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,28 segundos, e com a velocidades máxima de 210 km/h.
Este modelo conta ainda com um sistema de direção semiautónoma Xiaomi Pilot Max. O preço é de 245.900 yuans, que equivale a 31.272,81€.
O topo da gama é o Xiaomi SU7 Max. Com motores duplos, acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 265 km/h. O interior também recebe uma atenção especial, com um volante clássico do tipo D, condução inteligente de um botão e uma variedade de controles acessíveis ao condutor. Ele custa 299.000 yuans (38.023,25€), cerca de um terço do valor de um Taycan Turbo na China.
Lei Jun revelou que o Xiaomi SU7 será lançado em nove cores, abrangendo desde os tons mais desportivos como o Gulf Blue e o Lava Orange, até às opções mais elegantes como o Cinza Elegante e o Azul Meteoro.
Com uma área envidraçada de 5,35 metros quadrados e vidros especialmente projetados para filtrar raios UV e infravermelhos, o Xiaomi SU7 garante conforto térmico mesmo nos dias mais quentes.
Além disso, a Xiaomi está a preparar a construção de pontos de “supercharge”, utilizando uma solução de superalimentação com refrigeração líquida de 600 kW, inicialmente planeadas para as cidades chinesas de Pequim, Xangai e Hangzhou.
Tecnologia da bateria
A bateria dos carros elétricos é a principal fonte de crítica dos “haters” desta tecnologia. Contudo, a Xiaomi insere-se no contexto das novas gerações de baterias, assim como a BYD, é a tecnologia do tipo Cell-to-Body (CTB), uma inovação em que as células são ligadas à estrutura da carroceria e inclui sistema de proteção de 14 camadas.
A Xiaomi está também a desenvolver uma liga metálica própria, a Titans Metal, fabricada em fundição também exclusiva hiper-die T9100. A promessa é de uma liga de alta resistência e produzida muito mais rápida que as convencionais. A liga vai reduzir o peso do carro em 17%, melhorando a performance e a autonomia.
Direção autónoma
Tal como a Tesla, a Xiaomi está ainda a criar o seu próprio sistema de direção autónoma com a tecnologia adaptativa BEV, o Modelo Fundamental de Mapeamento de Estradas e a Tecnologia Super-Res Occupancy Network. O hardware do sistema, que inclui dois chips NVIDIA Orin e sensores avançados, tem como objetivo colocar a marca no topo da indústria até 2024.
Smart Cabin com ecrã gigante
O conceito de design interno do Xiaomi SU7 é de uma arquitetura “centrada no ser humano”, integrando uma consola central de 16,1 polegadas 3K, multimédia de 56 polegadas e um painel giratório de 7,1 polegadas, recurso típico da BYD. Este design, aliado ao chip Snapdragon 8295 com IA, oferece uma experiência intuitiva e contínua para o usuário, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia dentro do carro.
Internet das coisas (iOT)
Criado por uma empresa de telemóveis e outros gadgets, o Xiaomi SU7 visa redefinir o conceito de um veículo inteligente. O sedã será integrado ao ecossistema Xiaomi CarIoT, suporte para mais de 1000 dispositivos domésticos inteligentes Xiaomi, e conexões contínuas entre dispositivos, oferecendo aos usuários um ambiente versátil e conectado dentro do carro.