A Decathlon, retalhista francesa de artigos desportivos, decidiu vender 90 lojas nos principais mercados europeus, incluindo Portugal. A empresa está reorientando o seu negócio, dando prioridade aos canais de venda online.
A nova diretora-executiva, Bárbara Martín Coppola, que assumiu a liderança há um ano, também pretende consolidar as marcas próprias, extinguindo a maioria. Atualmente, a Decathlon tem uma marca própria para cada modalidade desportiva, como Tribord (desportos aquáticos), Quechua (caminhadas na natureza, trekking e campismo), Domyos (ginásio) ou Kalenji (corrida).
O volume de vendas online da Decathlon atingiu 17% do volume de negócios global em 2020. Durante a pandemia, as vendas digitais ganharam ainda mais expressão, representando 20,8% do total em 2021. No final de 2022, o volume de vendas online representava 18,8% do total.
A alienação das lojas físicas da Decathlon, algumas com 400 mil metros quadrados de área, representará um encaixe de 600 milhões de euros. A operação é assessorada pela consultora Eversheds Sutherland.
A Decathlon está presente em 72 países e tem 1.751 pontos de venda, dos quais 40 em Portugal. A empresa ainda não indicou quantas lojas serão vendidas em território nacional.