Os principais erros da gramática portuguesa na televisão
Quando se fala em erros da gramática portuguesa na televisão, recordamo-nos imediatamente dos erros de notícias de última hora. A verdade é que muitos canais beneficiariam se tivessem alguém para rever o que foi escrito.
Certo que as notícias do imediato merecem destaque e nem sempre existe tempo para corrigir, mas existem erros gravíssimos que passam em horário nobre na televisão.
Tais como estes erros na CMTV.

O caso CMTV tem sido dos mais apontados, até porque os erros nem sempre são erros gramaticais, mas também erros de construção frásica.

Alguns dos erros mais cometidos são:
- ‘voçês’;
- ‘espetativa’;
- ‘recenceado’;
- ‘aceitado ‘;
- há muitos anos atrás;
- orgão;
- propôr;
- alcoolémia;
- fatura descriminada;
- despoletar;
- mandato de busca;
- experimentas-te;
- Gostas-te.
Para além disso, são muito comuns frases sem sentido. Tais como “PSP em prevenção máxima para sessão em tribunal com Pinto da Costa e Carolina”. Estas frases, feitas sob pressão, podem levar a que ocorram mal-entendidos.
O sensacionalismo das notícias também é algo que pode gerar controvérsia.

Obviamente algumas podem ter algum teor engraçado, todavia nem todas as pessoas que veem notícias partilham o mesmo sentido de humor.
Quando estiver a tentar encontrar a palavra certa, ou não souber como se escreve algo, não se esqueça de pesquisar num dicionário a forma correcta. Existe sempre a opção de consultar o Priberam, um dicionário completamente online.
Veja também: