Foram registados quase 70.000 novos casos em Agosto deste ano porém esta não é a única diferença em relação ao ano anterior.
Houve quase 70.000 casos recentemente confirmados de Covid-19 em Agosto passado. Ao comparar os dados da DGS do mês passado e do mesmo período do ano passado, a diferença é de 898%.
Os dados que a agência Lusa destacou e que têm ganho ênfase na imprensa portuguesa verificam-se em contextos muito diferentes. Há um ano atrás, Portugal contabilizou em Agosto 6.940 novos casos, os números só começariam a aumentar nos meses seguintes.
Para percebermos melhor o contexto, este mês de Agosto os números variaram entre os dois e três mil casos diário. A 15 de Outubro, os 2.072 novos casos confirmados foram na altura um recorde diário.
A situação continuou a evoluir. Em janeiro, o país bateu o recorde diário de casos e centenas de mortes por dia, ainda o pior desde o início da pandemia.
Há dois grandes fatores que vieram mudar o contexto da pandemia, além do desconfinamento e do levantamento de restrições terem ido mudando ao longo dos últimos 17 meses.
Por um lado, não existia vacina como este ano. Por outro lado, a variante Delta ainda não tinha sido detetada. Com maior índice de transmissibilidade a variante Delta encerrou Agosto deste ano correspondendo a 100% dos casos atuais em Portugal.
As diferenças também são notórias no número de óbitos e hospitalizações. Houve 87 mortes associadas à Covid-19 em Agosto de 2020, e 382 no mês passado — uma variação 339 por cento aquando a comparação entre os dois meses. De acordo com o “Observador”, a média diária de há um ano foi de 346 pacientes, já este mês de Agosto foi de 768.