O verdadeiro segredo dos deuses para quem não consegue resistir a um bom snack
Cheira tão bem que até apetece não é?. Sabemos que a nossa capacidade de cheirar está intimamente relacionada à nossa experiência alimentar.
Este assunto foi até colocado na agenda durante a pandemia, principalmente devido à perda do olfato e do paladar devido a um sintoma da Covid-19. Este problema tem até um nome: anósmia.
Curiosamente, pode haver uma maneira de usar essa conexão entre o olfato e o paladar a nosso favor. É possível perceber que aqueles poucos segundos de cheiro estimulam imediatamente o nosso apetite, mesmo quando preferiríamos evitar o acúmulo de mais calorias. O que se notou é que, o tempo gasto a cheirar o aroma , pode fazer toda a diferença.
Explicando: um estudo publicado no Journal of Marketing Research por pesquisadores da University of South Florida em 2019 mostrou que quanto mais uma pessoa cheira a comida que deseja, mais fácil é controlar esse desejo. Isso significa que podemos gerenciar melhor a nossa saciedade.
Dipayan Biswas e sua equipa de pesquisa descobriram que cheirar comida por um certo período de tempo pode reduzir a vontade de comer. Durante a pesquisa, foram utilizados evaporadores com certos aromas de alimentos.
Primeiro, o perfume foi testado numa sala interna. Esta experiência foi então repetida em espaços comerciais, cafés e supermercados.
Os participantes que cheiraram certos alimentos por um longo tempo mostraram ter menos probabilidade de comê-los. Aqueles que persistiram por 30 segundos admitiram que tinham uma vontade maior de consumir do que antes. Mas aqueles que permaneceram no mesmo cheiro por pelo menos dois minutos acabaram por admitir que a vontade de comer diminuiu.