Mercearia Pistácio em Lisboa
Pensem num ambiente acolhedor e que ficam deslumbrados com todos os produtos: este é o ambiente vivido na Mercearia Pistácio. Localizado no Orteá Vegan Collective, esta mercearia tem tudo o que possa pensar ( e necessitar).
Falámos um pouco com a pessoa responsável e não podia ter corrido melhor.
Mercearia Pistácio
Começamos por algumas perguntas:
Qual foi a data de abertura da mercearia?
A abertura da primeira loja, nas Galerias Marques de Pombal, foi dia 9 de Agosto de 2019. A reabertura aqui no Orteá Vegan Collective foi a 21 de Setembro de 2021.

De quem partiu a ideia de abrir a mercearia?
A ideia partiu de mim próprio, Lucas Sampaio.
De onde surgiu a ideia do nome e o conceito da mercearia?
O nome surgiu de um jantar entre amigos. Estivemos a fazer brainstorming durante dias mas o nome Pistácio acabou por surgir após folhear uma revista, no final deste mesmo jantar, quando encontramos uma receita de gelado de Pistácio.
Percebemos de imediato que era este, trata/se de um fruto muito apreciado, muito versátil, interessante e que para além de ser verde ( cor habitualmente relacionada com o mundo vegetal ) possui também outras cores como o roxo e o castanho que remetem para algo especial, surpreendente e confortável.

Tem alguma curiosidade/história sobre o negócio e/ou as pessoas por detrás da mercearia?
Este projeto nasceu do poder da crença de que é possível sermos mais conscientes nas nossas escolhas de consumo. No início, estava muito dedicado ao activismo pelo direito dos animais, principalmente com a Associação Animal e o Desafio Vegetariano onde a proposta passa sobretudo pelo convite à experiência de produtos de origem 100% vegetal e da partilha de conhecimento.
Neste registo, percebi ainda existir uma lacuna no que diz respeito à oferta de consumo no que diz respeito a bons produtos livres de ingredientes de origem animal.
De momento, o projeto ultrapassa o foco no veganismo e numa altura em que precisamos investir no nosso desenvolvimento local e também cada vez mais na sustentabilidade do planeta, decidimos apostar sobretudo na oferta nacional, artesanal e na venda a granel.
Onde se localiza?
Na Rua Dom Luís 1, no piso superior do Orteá Vegan Collective.

Se pudesse definir o espaço numa palavra, qual seria?
Sustentável (tanto quanto possível 😉 )
Quais são as recomendações de produtos? Quais os best-seller?
Todos os produtos de produção artesanal são sempre a primeira recomendação, apoiar o comércio local é uma prioridade! os best-sellers são os queijos e os enchidos. Todos de origem vegetal claro!

Agora diga aos nossos leitores, porque devem visitar o vosso espaço?
Aqui podem conhecer muito do que melhor se faz no nosso país ao nível da alimentação e cosmética a nível nacional. Convidamos a uma boa experiência através dos produtos que dispomos mas também ao voto de uma escolha consciente, onde é possível investir na economia local e de grande impacto na sustentabilidade ambiental.
Pode encontrar mais informações no Facebook e no Instagram.
A Mercearia costuma estar presente em eventos como o Veggie Vibes.
Veja também: