Descubra como uma Manga de Vento, um dispositivo simples, mas essencial, garante segurança em estradas, indústrias e aeroportos e entenda o seu impacto no dia-a-dia.
É muito provável que já tenha reparado num dispositivo curioso, normalmente visto em pontes ou até aeródromos, conhecido como manga de vento. Esta ferramenta simples e eficaz, que muitos podem ignorar, desempenha um papel crucial na segurança das estradas, instalações industriais e aeroportos. Neste artigo, exploramos como funciona a manga de vento, a sua importância e algumas curiosidades históricas que a tornam um elemento essencial, mas muitas vezes subestimado, da segurança e navegação moderna.
A verdade é que utilização de dispositivos para medir a velocidade e a orientação do vento remonta a séculos atrás. No entanto, as mangas de vento, da forma como as conhecemos hoje, começaram a ser amplamente utilizadas no início do século XX, principalmente na aviação. Durante a Primeira Guerra Mundial, os aviadores necessitavam de ferramentas simples, de leitura fácil e rápida para determinar as condições do vento antes das descolagens e aterragens. Rapidamente, este dispositivo se tornou um equipamento padrão em vários meios, devido à sua eficácia em fornecer informações críticas de uma forma visual e imediata.
A manga de vento é um tubo cónico, feito de tecido leve, tipicamente de cor laranja e branca, montado num poste em áreas expostas ao vento. Tem como principal função indicar a direção e a intensidade do vento. A ponta mais estreita representa a direção em que o vento está a soprar, enquanto o grau de inclinação ou elevação da manga revela a intensidade do vento.
Cada manga é dividida em seis segmentos, três de cor laranja e três de cor branca, sempre alternadas. Estes segmentos inflados, ou seja, quando cheios de ar do vento que passa pelo seu interior, indicam a velocidade do vento de uma forma bastante simples. O aro metálico em que são apoiadas, permitem uma rotação total de 360 graus.
Vento fraco (0-10 km/h): Apenas o primeiro segmento (faixa laranja) enche ligeiramente, com a manga inclinada a cerca de 15° a 30° em relação ao solo.
Vento moderado (10-20 km/h): Dois segmentos (uma faixa laranja e uma branca) ficarão cheios, com a manga inclinada a cerca de 45°.
Vento forte (20-30 km/h ou mais): Três ou mais segmentos, até que a manga fique quase horizontal, com ventos acima de 30 km/h.
As mangas de vento são utilizadas em diversos locais além dos aeródromos, onde a informação sobre a direção e intensidade do vento é crucial. Alguns dos principais lugares onde podemos encontrar mangas de vento incluem:
Auto-estradas/ Estradas/ Pontes: São frequentemente instaladas em zonas mais expostas ao vento, como pontes ou viadutos, fornecendo informações importantes para os motoristas, especialmente para condutores de veículos de grande porte ou motociclos, ambos mais susceptíveis ao vento e à intensidade deste.
Indústrias: Muitas instalações industriais utilizam mangas de vento, especialmente aquelas que lidam com produtos químicos ou gases para, em caso de fugas, poderem mais facilmente monitorizar a direção do vento.
Heliportos: Assim como nos aeródromos, as mangas de vento são essenciais em heliportos para auxiliar na operação segura de helicópteros.
Locais de grande altitude: Além de pontes, outros locais elevados podem recorrer às mangas de vento para fornecer informações sobre condições de vento
Instalações esportivas: Campos de golfe, estádios abertos e outras instalações esportivas ao ar livre podem utilizar mangas de vento para auxiliar atletas e espectadores.
Curiosidades
- Sabia que… As mangas de vento precisam de ventos de, pelo menos, 3 km/h para começar a encher o dispositivo? Abaixo dessa velocidade, permanecem praticamente sem movimento.
- Manga de vento fluorescente? Em locais com pouca luz ou operações noturnas, como em pistas de aterragem, as mangas de vento podem ser feitas de materiais refletores ou fluorescentes para garantir visibilidade.
- Durabilidade ao teste do tempo: As mangas de vento modernas são feitas de materiais resistentes aos raios UV e à chuva, garantindo que mantêm a sua eficácia durante anos, mesmo sob condições meteorológicas severas. Todavia, e tal como podemos constatar um pouco por essas estradas de Portugal, há já muitos destes dispositivos completamente desfeitos e destruídos pelo passar do tempo e a “pedirem” a sua substituição urgente.
- Origem das cores laranja e branca: A escolha das cores é também uma de explicação prática. O laranja brilhante garante visibilidade a longas distâncias, enquanto as faixas brancas ajudam a contar os segmentos inflados, permitindo uma leitura rápida e à distância.
Apesar da manga de vento poder parecer um dispositivo simples, a sua importância não deve ser subestimada. Desde a segurança na aviação até à prevenção de acidentes em estradas e indústrias, este elemento discreto oferece uma leitura rápida e eficaz das condições do vento. Da próxima vez que vir uma manga de vento, lembre-se de que está a observar uma ferramenta com um legado histórico, vital para a segurança de muitos setores da nossa sociedade.
Se ficou curioso sobre a ciência dos ventos e como esta influencia o nosso dia-a-dia, continue a acompanhar estes e outros artigos aqui.