Jejum intermitente: O que é? Tem benefícios para a saúde?
A nossa saúde não é uma tema fácil. Hoje, falamos sobre Jejum Intermitente. Esta dieta, ou moda, já existe há muitos anos. Só não era chamada desta forma.
No entanto, recentemente tem ganho vários adeptos. Existe quem chame de Fasting, todavia o significado parece ser o mesmo.
O Jejum intermitente é considerado uma dieta para melhorar a imunidade e desintoxicar o organismo. Há quem defenda que melhora o humor e ajuda a acalmar a mente.
A ideia fundamental é não comer refeições completas, nem alimentos sólidos durante um período de tempo. Este período de tempo pode ser chamado de janelas.
As janelas podem ser de 8, 10, 16, 24 ou 36 horas. Por outro lado, existe quem defenda um estilo de dieta onde se come livremente durante 5 dias e depois uma forte restrição calórica nos 2 dias seguintes.
Quando se está em modo fasting, é aconselhado beber água, chá sem açúcar e bebidas pouco calóricas.
Jejum Intermitente
É importante realçar a importância de um profissional adequado, neste caso pode ser um nutricionista. Todos temos características diferentes e nem todos os corpos e organismos são iguais. O jejum intermitente pode ser um grande inimigo ou o melhor aliado, tudo depende do nosso organismo.
Nunca nos devemos auto-medicar ou inventar planos de alimentação. Uma pessoa diabética, com colesterol alto ou hipertensa, por exemplo, nunca deve iniciar planos alimentares restritivos sem consultar um profissional de saúde.
Todavia, se sempre fizer o jejum intermitente e o seu médico aconselhar, temos aqui uma lista de alimentos aconselhados a ingerir após o fasting.
Alimentos aconselhados:
- Cogumelos;
- Batata doce;
- Quinoa;
- Peito de frango;
- Atum enlatado;
- Brócolis;
- Espinafre;
- Tomate;
- Repolho;
- Couve-flor;
Esta dieta pode ter vários benefícios. No entanto, voltamos a frisar que cada pessoa é diferente e que, apesar da alimentação ser 80% da nossa mudança corporal, exercício físico continua a ser indispensável.
Os benefícios do jejum intermitente podem ser:
- Aumentar o metabolismo
- Melhor digestão
- Limpeza e desintoxicação do organismo;
- Ajudar a emagrecer
- Diminuir a flacidez
Se ficou curioso com este tema, não hesite em procurar ajuda médica. O seu nutricionista pode ajudá-lo no processo de emagrecimento, ganho de massa muscular ou simplesmente para começar a ter um estilo de vida mais saudável.
Não existe um ideal de corpo perfeito, tal como não existe uma dieta ideal para cada pessoa. Todos temos gostos e preferências diferentes e a nossa alimentação reflecte isso mesmo.
Somos o que comemos.
Veja também: