Nunca é demais esclarecer e desconstruir algumas ideias preconcebidas. Fique a par dos mitos sobre a amamentação
“Não produzo leite suficiente para o meu bebé”
Este é um dos grandes mitos, e até mais comuns, e está relacionado com noção de que as mães não conseguem produzir leite materno suficiente para alimentar os seus bebés.
Muitas vezes as mães pensam que não estão a produzir leite suficiente para os seus bebés devido ao seu peso. Nos primeiros dias de vida, é normal que exista uma perda de peso por parte do bebé, mas, se tudo correr dentro da normalidade, esse peso é recuperado nos próximos 10 a 15 dias. Portanto, é importante frisar que o leite materno será sempre o mais indicado, devido a ter todos os nutrientes que o bebé necessita.
Mãe, não se preocupe, está a produzir a quantidade de leite necessária para o seu filho. De qualquer das formas, em caso de dúvidas, o melhor será uma consulta com um profissional de saúde qualificado.
“Estou a tomar medicação ,não posso amamentar”
Também é muito comum achar que o uso de medicamentos pode influenciar o processo de amamentação.
Porém, a maior parte dos medicamentos é compatível com a amamentação. Portanto, mãe, não tenha medo de amamentar.
Se ainda tiver dúvidas , o melhor será buscar por orientação de profissionais de saúde.
“Como estou a amamentar , não posso comer certos alimentos”
Muitas mães pensam que o facto de ingerirem certos alimentos vai causar problemas ao bebé. Caso não haja um diagnóstico de intolerância alimentar ou distúrbios a nível gástrico, não haverá motivos para mudar a sua dieta.
Na sua dieta, a única coisa que deve evitar é o álcool e o consumo exagerado de café, tirando isso, a mãe pode e deve comer tudo de uma forma equilibrada e promovendo um regime alimentar saudável. Até porque é por meio do leite que o seu bebé se começa a preparar para a introdução de novos alimentos.
Também é aconselhada a prática de exercício físico e o consumo de agua para ter uma boa hidratação