Combater a tosse com xarope caseiro: receitas simples com cebola e mel

Xarope caseiro (Créditos: Unsplash)

Na altura de mudança de estação, nada melhor que xarope natural e caseiro, que pode ajudar a aliviar sintomas de gripe e constipações.

A tosse persistente, especialmente em épocas de constipações e gripe, é um incómodo comum que leva muitas pessoas a procurar soluções naturais. Uma das mais conhecidas é o xarope caseiro de cebola com mel, que combina propriedades expectorantes e antissépticas capazes de aliviar o desconforto e facilitar a eliminação do catarro.

Porque funciona o xarope de cebola com mel?

A cebola contém quercetina, um antioxidante natural que auxilia no combate à gripe, constipações, amigdalite, asma e até reações alérgicas. Já o mel, além de adoçar a preparação, é antisséptico, antioxidante e expectorante, fortalecendo o sistema imunitário e combatendo vírus e bactérias. Esta combinação é especialmente útil como complemento no tratamento de tosses persistentes, em adultos e crianças. No entanto, não deve ser administrado a bebés com menos de um ano, devido ao risco de botulismo.

Receitas de expectorante caseiro para tosse

1. Xarope de cebola com mel e limão

Ingredientes:

Modo de preparação:
Ralar ou triturar a cebola para extrair a sua água. Juntar mel em quantidade igual à da água da cebola e adicionar o sumo de limão. Guardar num recipiente de vidro fechado e deixar repousar cerca de duas horas antes de consumir.

2. Xarope de cebola com mel

Ingredientes:

Modo de preparação:
Cortar a cebola em quatro partes e ferver em lume brando com a água. Após a cozedura, deixar repousar durante uma hora, com o recipiente tapado. Coar, misturar o mel e guardar em frasco de vidro bem fechado.

Xarope Caseiro (Créditos: Unsplash)

Como tomar o xarope caseiro?

O consumo pode ser feito diariamente, durante 7 a 10 dias. Se os sintomas persistirem é sempre aconselhável contactar um médico.

Conservação e cuidados

O xarope de cebola deve ser guardado em frasco de vidro limpo, seco e bem fechado, no frigorífico até 1 semana. Caso surjam alterações na cor, cheiro ou presença de bolor, deve ser descartado imediatamente.

É importante salientar que, apesar dos benefícios, este tipo de remédio caseiro não substitui uma consulta médica. Em casos de tosse persistente ou acompanhada de febre alta, dificuldade em respirar ou outros sintomas preocupantes, o ideal é procurar avaliação profissional.

Exit mobile version