Marco histórico na empresa espanhola. Cepsa altera o nome para Moeve e transforma-se numa empresa com baixas emissões de carbono
Conhecida como uma das maiores empresas petrolíferas espanhola, CEPSA, decide transformar-se e dizer ao mundo que está a tornar-se num tipo de organização diferente e cada vez mais atual.
Ao fim de 95 anos, a Compañía Española de Petróleos, S. A. (Cepsa) decidiu alterar o nome para entrar numa nova era de energia sustentável e mobilidade e alinhar-se cada vez mais com o aceleramento da descarbonização.
Esta estratégia de descarbonização terá um investimento de 8 mil milhões de euros, dos quais mais de 60% vão ser dedicados a negócios sustentáveis que se vão centrar na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis de segunda geração (2G), produtos químicos sustentáveis e carregamento elétrico ultrarrápido.
O CEO da Moeve, Maarten Wetselaar, explicou que será uma mudança gradual ao longo dos próximos anos na imagem corporativa da empresa e que será o resultado da estratégia Positive Motion para 2030, que tem vindo a ser implementada desde 2022.
No início deste ano, a Cepsa, anunciou a venda dos seus ativos de exploração e produção de combustíveis fósseis na Colômbia e no Peru depois do desinvestimento realizado em Abu Dhabi em 2023. Em agosto de 2024 anunciou a venda da sua subsidiária de butano, propano e autogás Gasib.
Atualmente, a empresa espanhola já está a desenvolver um vale de hidrogénio verde na região espanhola da Andaluzia e espera-se que em 2030 tenha uma capacidade de eletrólise de 2.000 MW.
O anúncio de rebranding, será acompanhado com um lançamento da nova marca em todas as estações de serviço já no início de novembro, com a intenção de chegar às 1 800 estações da empresa em Espanha e Portugal.