Inovação, sabor e tradição: como a icónica bolacha OREO continua a moldar o paladar dos portugueses e o futuro da indústria alimentar.
A bolacha OREO, conhecida pelo seu formato inconfundível e sabor clássico de chocolate com recheio de baunilha, atravessa mais de um século de história e mantém-se firme como uma das mais populares a nível global. A marca, que pertence ao grupo Mondelez International, lançou recentemente novas edições limitadas e produtos inovadores, solidificando o seu lugar entre os favoritos de Portugal e também do mundo.
Bolacha OREO: Uma História “Deliciosa”
Criada em 1912 pela Nabisco (National Biscuit Company) nos Estados Unidos, a Bolacha OREO rapidamente se tornou um sucesso pela simplicidade e sabor único. Ao longo dos anos, a marca expandiu a sua presença em mais de 100 países, incluindo Portugal, onde chegou oficialmente em meados dos anos 90. Desde então, as bolachas OREO conquistaram as prateleiras de supermercados e o paladar dos consumidores portugueses.
A Bolacha OREO tem vindo a fazer um esforço para acompanhar a normal evolução e as mais recentes tendências e gostos dos consumidores, com o lançamento de várias versões e edições limitadas, desde a OREO Golden, até sabores como morango e caramelo. A sua receita, sempre fiel aos ingredientes originais de alta qualidade, é um dos segredos do seu sucesso. Além disso, o ritual de “torcer, lamber e mergulhar” no leite faz parte da cultura popular associada à marca.
Influência e as Variações da Bolacha OREO
Em Portugal, as OREO não só estão presentes nas despensas das famílias, como também inspiram a criação de sobremesas e outros produtos alimentares. Desde gelados, milkshakes e até pratos de pastelaria, o impacto da bolacha vai muito além da sua forma original. O mercado português, reconhecido pela sua apreciação por doces e snacks, adotou rapidamente a OREO como uma referência de qualidade nesta área tão particular.
Segundo os dados recentes da consultora Nielsen, a OREO é uma das marcas de bolachas mais vendidas em Portugal, ocupando um lugar de destaque no setor de snacks doces. A marca conseguiu uma adaptação quase perfeita aos hábitos do consumidor português, apostando em campanhas publicitárias que apelam à nostalgia e ao lado emocional de partilhar bons momentos em família.
A campanha que “abalou” Portugal
A Bolacha OREO lançou uma campanha de marketing audaciosa, no passado dia 1 de Outubro, que começou com uma mensagem de despedida. A partir da seguinte mensagem “Adeus, Portugal. Parte-nos o coração, mas a tua OREO de sempre vai acabar”, possível de se ler em ecrãs gigantes, outdoors, mupis e, claro, com a facilidade de propagação a partir das redes sociais, esta mensagem enigmática depressa chegou a todo o país, gerando uma onda de especulação e preocupação entre os fãs da marca, reproduzido em vídeos por várias figuras públicas do nosso país.
A campanha, que desde esse dia tem estado envolta em mistério deixou ainda mais especulação no ar, visto que em comunicado a OREO referiu apenas que “esta inesperada despedida representa uma surpreendente rutura, uma que, por outro lado, deixa a porta aberta para um novo futuro”, deixando tudo em aberto.
Facto que vinha, de certa forma, justificar esta decisão, poderia estar relacionado com o relatório de contas anual, apresentados no Registo Mercantil, e Citadas Pelo El País, que indicavam prejuízos de 6,3 milhões na Península Ibérica em 2023, por parte da Mondelez Snacking Holdings, entidade que detém a marca. Porém, e no sentido contrário, também no ano passado a empresa apresentou os melhores resultados da última década, tendo conseguido aumentar o volume de negócio em 10%, algo que corresponde a um valor aproximado de 940 milhões de euros.
O Volte Face que Desvenda o Mistério
Foi no decorrer do dia de ontem, 11 de Outubro, e após semanas de especulação até por parte dos media que, finalmente, foi desvendado o mistério do fim das Bolachas OREO. Após dias de suspense, a OREO revelou que não estava a abandonar Portugal, mas sim a apresentar uma nova receita, descansando assim quem temia o fim das bolachas OREO por cá. Não só não vão acabar, como vão sim ter (ainda mais) cacau. Esta renovação, que também inclui uma nova embalagem, oferece aos fãs um sabor a cacau mais intenso e equilibrado com o característico aroma a baunilha no recheio.
Desde a manhã de ontem, portanto, uma nova misteriosa mensagem passou de “Adeus” para “Olá Portugal, chegou a OREO mais deliciosa de sempre”, anunciando assim a chegada da nova receita e da imagem renovada da marca. Esta nova imagem foi apresentada ao público através de uma produção com recursos a imagens geradas por computador (CGI), simulando o impacto de um cometa, em forma de OREO, seguido de uma explosão de chocolate, anunciando a chegada da nova receita e nova imagem de marca.
O Futuro da Bolacha OREO
O futuro da marca está intimamente ligado a dois pilares estratégicos: inovação e sustentabilidade. Recentemente, a Mondelez International anunciou iniciativas para tornar a produção das bolachas mais amiga do ambiente, incluindo o uso de ingredientes provenientes de fontes sustentáveis e a redução do impacto ambiental das suas fábricas.
Além disso, a aposta em novas versões e produtos mantém-se como parte do ADN da Bolacha OREO. Em 2024, já são várias as edições limitadas disponíveis e em colaboração com outras marcas e personalidades, uma tendência que já deu frutos com parcerias anteriores de sucesso. A inovação continua a ser uma prioridade, com o desenvolvimento de sabores e formatos que se alinham com as preferências dos consumidores contemporâneos, como a crescente procura por opções veganas ou com menor teor de açúcar.
Pode dizer-se que a Bolacha OREO consolidou-se como uma marca intemporal, que combina tradição e modernidade. A engenhosa campanha de “despedida” foi uma estratégia de marketing de aplaudir e que serviu em pleno para chamar a atenção para uma atualização do produto. Com estas e outras medidas, a Bolacha OREO tem demonstrado a sua capacidade em se reinventar sem perder a essência original, algo que, sem dúvida, lhe permite manter-se relevante num mercado altamente competitivo. Em Portugal, a bolacha OREO continua a ser sinónimo de momentos doces e partilhados, com um futuro promissor onde a inovação e a sustentabilidade serão palavras-chave.
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