A DGS informa que deixará de ser obrigatório o uso de máscara em espaços públicos
A DGS informa a três dias do fim da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos que a mesma passa a ser de uso facultativo.
Numa nota enviada à Agência Lusa a Direção Geral de Saúde afirma “ a orientação relativa à utilização de máscaras, que está a ser revista, irá no sentido de deixar de recomendar a utilização universal de máscaras no exterior, que poderá ser utilizada de forma facultativa”.
Porém esta medida não significa que a máscara possa ficar em casa, muito pelo contrário, apesar de deixar de ser obrigatório o seu uso em espaço públicos, sempre que seja prevista alguma situação “especiais, nomeadamente aglomerados previsíveis ou potenciais de pessoas, contextos específicos e situações clínicas particulares” o uso da máscara é recomendado.
A decisão foi tomada apenas três dias antes do fim oficial da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, uma vez que esta decisão tinha sido aprovada em Assembleia da República que desta forma, opta por não renovar a obrigatoriedade que termina assim a dia 12 de setembro.