Depois de alguns dias de mau tempo em algumas partes do país, o bom tempo voltou, lembrando-nos que ainda faltam algumas semanas para o fim do verão.
À medida que o outono se aproxima – após vários dias de chuva e trovoadas no norte e centro do país – a confiança dos portugueses num bom dia na praia começa a diminuir. Mas há uma boa notícia: o primeiro fim de semana de setembro será marcado por uma elevação geral das temperaturas mais altas, e os termómetros em várias regiões do país podem até ultrapassar os 30 graus.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sexta-feira, 3 de setembro, a temperatura vai começar a subir. Em Lisboa, a temperatura máxima vai chegar aos 29ºC, e o céu abre a partir das 16h. Como de costume, mais calor será sentido no interior. Por exemplo, em Évora, a temperatura vai chegar aos 32ºC e a maior parte do dia sem nuvens. No Porto, a temperatura mantém-se amena, até 24ºC.
No sábado, o termómetro vai voltar a subir. Na zona de Lisboa, a temperatura deverá ultrapassar os 30ºC. Na capital, segundo previsão do IPMA, a temperatura máxima do sábado chegará a 31ºC. A Azambuja será a zona mais quente da região, com uma temperatura máxima de 32ºC. As regiões de Évora e Beja serão as mais quentes do país, com temperaturas a rondar os 34 graus.
No domingo, as temperaturas irão variar, no Porto 27 graus, Lisboa 28 graus, Braga 30 graus, Leiria 32 graus, Beja 33 graus e Évora 35 graus.
Nas ilhas, acontecerá o contrário de outros pontos do país. As previsões apontam para chuva em algumas ilhas, como a Ilha do Pico, onde se prevê aguaceiros ao longo do fim-de-semana. No Funchal, Madeira, embora a temperatura máxima ultrapasse os 25ºC, prevê-se que estará nublado e chuvoso no decorrer do dia de domingo.