A cerveja artesanal é um fenómeno que veio para ficar e atrai cada vez mais pessoas que redescobrem sabores que não sabiam que podiam coexistir num único copo.
IPAs, Ales e Stouts brilham no corredor de torneiras que as cervejeiras têm para oferecer e são adoradas por um público de diversas idades que brinda a uma experiência que se afasta das repetitivas cervejas produzidas em massa. A aventura começa na escolha, olhar para o menu com nomes escritos à mão, a caneta ou a giz, entre sabores frutados, florais e mais arrojados, há de tudo. E no Porto há uma vasta oferta para quem quiser arriscar novos aromas, ficam aqui algumas sugestões.
Catraio
Ganham logo pelo beer garden interior, com folhas de videira que pintam o espaço acolhedor. Definem-se por serem várias coisas, uma matriosca de ofertas: um bar, que é uma loja e um ponto de encontro para quem gosta de cerveja artesanal. Na verdade, foram dos pioneiros a arriscar nesta nova tendência, estando sempre preocupados em apresentar novas cervejas, realizando provas e workshops e ainda nos presenteiam com petiscos e comida que culminam em churrascos no jardim.
Musa das Virtudes
O nome não deixa enganar, plantada numa colina, com uma vista privilegiada para os barcos que rasgam o rio Douro. A Musa está dedicada em contribuir de forma talentosa para esta revolução da cerveja independente em Portugal.
Este espaço em específico possui uma seleção de 15 torneiras com nomes com trocadilhos que remetem para grandes nomes do rock desde a Frank Apa à Red Zeppelin, passando também por uma vasta oferta de pregos, bifes, sandes, entradas e ainda doces, para não deixar ninguém de fora.
Letraria Porto
Dizem não haver filhos favoritos, mas temos de confessar que no nosso caso existe e é a Letraria no Porto, com dois bares e um jardim secreto.
A verdade é que quem passeia pela rua, não imagina que esta cervejeira esconde um jardim no meio de um espaço urbano que aparenta não ter vegetação nem silêncio para oferecer.
Assim que entramos, convidam-nos a experimentar as diferentes cervejas apelidadas pelas letras do abecedário e, depois de descermos umas escadas, somos surpreendidos com mesas coloridas, bancos de pedra, um chafariz e laranjeiras, um recanto onde podemos desfrutar e pôr a conversa em dia.
BAOBAB Craft Beer Porto
Este é um daqueles casos que se descobre casualmente a caminhar pelas ruas no coração do Porto, entramos e somos surpreendidos por inúmeras cervejas artesanais, um ambiente tropical e serviço acolhedor, é um sítio que não nos convida apenas a entrar e a consumir, convida a ficar.
Para e além das torneiras de cerveja quase exclusivamente portuguesa, ainda possuem um frigorifico apetrechado de latas de cerveja de diversas marcas.